My Image

(47) 3433-7127
(47) 99970-0799
​​​​​ 

fale conosco​​​​​​​

My Image

NEUROPSICOPEDAGOGIA

Neuropsicopedagogia
Lindamir Ruon Maestri

Psicopedagoga
Neuropsicopedagoga
​​​​​​​Reg.N°524/93

​​​​​​​​​​​​​​ 

O que é Neuropsicopedagogia? 


  É uma nova ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. Para isso, a Neuropsicopedagogia busca relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Sendo assim, essa é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana.

Quem é o Neuropsicopedagogo?
​​​​​​​

  É o profissional que vai integrar à sua formação psicopedagógica o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora as informações captadas pelo meio. 
Esse profissional reúne o conhecimento pedagógico, neuropsíquico que são necessários para entender a realidade neuropsíquica cognitivo do sujeito.   

Sua atuação:
-  Identificar as potencialidades cognitivas do sujeito, independentemente do tipo de dificuldade de aprendizagem, transtorno, distúrbios ou anomalias neuropsíquicas que esteja presente.
- Estimular o desenvolvimento dessas potencialidades cognitivas com base no conhecimento do funcionamento da programação neural desse sujeito; 
- Orientar pais e professores no entendimento neuropsicognitivo desse sujeito e possibilitar assim a verdadeira inclusão escolar e social.
- Identificar sintomas que dificultam o processo ensino aprendizagem;
- Fazer análise comparativa dos sintomas, visando identificar o que que pode ser proveniente de bloqueio emocional, transtornos específicos de aprendizagem, e o que pode estar relacionado às anomalias comportamentais, neurótica, neurológica, psíquica ou outras quaisquer. 
- Quando necessário, encaminhar o sujeito á outros profissionais como: Psicólogos, Psiquiatra Infantil, Neuropediatra, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Oftalmologista entre outros.
​​​​​​​

My Image
My Image