My Image

(47) 3433-7127
(47) 99970-0799
​​​​​ 

fale conosco​​​​​​​

My Image
Reabilitação Neuropsicológica

REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

O que é Reabilitação Neuropsicológica?


  Depois de saber qual é o perfil neuropsicológico do paciente é possível traçar um plano de intervenções não farmacológicas para auxiliar no processo de recuperação ou na manutenção do nível de funcionamento atual. Estas intervenções podem ser chamadas de Reabilitação Neuropsicológica, que normalmente tem enfoque restaurativo ou enfoque compensatório. Baseado no conceito de plasticidade cerebral, o primeiro enfoque tem o objetivo de possibilitar o novo aprendizado através da ativação das circuitarias neurais. O enfoque compensatório possibilita o estabelecimento de estratégias compensatórias para lidar com as dificuldades cognitivas e funcionais enfrentadas pelo paciente. Em ambos os enfoques são utilizadas diversas técnicas baseadas em evidências científicas para a realização dos treinos. 


Quem pode se beneficiar de Reabilitação Neuropsicológica?

 Todas as pessoas que apresentam disfunção cognitiva podem se beneficiar de Reabilitação Neuropsicológica, principalmente nos primeiros anos depois da lesão. Nosso cérebro nunca para de aprender, ou seja, sempre existe a plasticidade cerebral, em maior ou menor grau. Mesmo os casos de demência (de preferência no estágio inicial) podem obter algum benefício no seu dia a dia e aumento da qualidade de vida através de Estimulação Cognitiva, Treino Cognitivo e Reabilitação Cognitiva. 


Como se dá a reabilitação Cognitiva?

  Cada paciente tem seu plano individual de reabilitação. No entanto, a reabilitação pode ocorrer de forma individual ou em grupo. No plano individual, o paciente se submete a uma, duas ou três sessões semanais de reabilitação. Outros aspectos do tratamento dependem de cada caso, da gravidade do caso e dos interesses do paciente. 


Maria Gabriela Ramos Ferreira

Psicóloga especialista em Neuropsicologia
​​​​​​​ CRP 12/01510 - CRP PJ 12/0333