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PSICOPEDAGOGIA

ACADEMIA DA MENTE

 Seu cérebro pode continuar melhorando...

Pesquisas apontam que o treinamento sistemático do cérebro pode ajudar a melhorar as funções cerebrais! 


​​​​​​​O que é Academia da Mente?


    É um programa de treino cognitivo computadorizado que possibilita maior capacidade de aprendizagem, de memória e de raciocínio, este treinamento consiste numa variedade de exercícios desenhados para melhorar o funcionamento das habilidades cognitivas necessárias e/ou desejadas.
  Os exercícios podem ser planejados para melhorar o sentimento de competência ajudando a desenvolver uma atitude positiva diante da aprendizagem. O treino é desafiador, conduzindo o cliente ao seu limite.
   Usando este programa a pessoa é ensinada a se engajar em técnicas de solução de problemas e a criar mais estratégias para lidar com as dificuldades. Isto reforça o valor de parar, pensar e então agir, baseado numa melhor compreensão do que a tarefa está pedindo.


Quem pode se beneficiar do treinamento cognitivo computadorizado?
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 Pessoas de todas as idades podem se beneficiar deste treinamento, com sequelas cognitivas ou não, pois dispõe de vários níveis de complexidade. Abrange as idades de 5 a 95 anos! Além de ser programado de forma individualizada.

 De forma mais detalhada as pessoas que podem se beneficiar deste programa são aquelas que:
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✔ desejam melhorar as suas habilidades cognitivas;
✔ querem um melhor aproveitamento da aprendizagem;
✔ precisam melhorar a sua atenção, pois irão realizar o vestibular, concursos e exames;
✔ estejam no processo de envelhecimento normal;

Pessoas que tenham dificuldades cognitivas devido a apresentarem:

✔ Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
   Dificuldades de Aprendizagem;
   Acidente Vascular Cerebral – AVC;
   Doença de Parkinson;
   Traumatismo Cranioencefálico – TCE;
   Esclerose Múltipla;
   Esquizofrenia;
   Doença de Alzheimer;
   Síndrome da Imune Deficiência Adquirida - AIDS;



            Quais habilidades cognitivas possíveis de serem treinadas na Academia da Mente?
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ATENÇÃO ALTERNADA

Habilidade de mudar o foco da atenção rapidamente para frente e para trás entre 2 conjuntos de estímulos da mesma modalidade sensorial e responder apropriadamente.

VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO AUDITIVO

O tempo necessário para perceber, codificar e interpretar estímulos auditivos relevantes, e então realizar uma resposta apropriada.

VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL

O tempo que leva para codificar, categorizar e compreender o significado de qualquer estímulo sensorial que é o foco da atenção.

RACIOCÍNIO CONCEITUAL

Habilidades cognitivas que incluem:

-FORMAÇÃO DE CONCEITOS: capacidade de analisar relações entre objetos;

- ABSTRAÇÃO: habilidade de pensar simbolicamente;

- LÓGICA DEDUTIVA: a aplicação de regras gerais ou conceitos para chegar a uma decisão em relação a um conjunto específico de estímulos;

- LÓGICA INDUTIVA: a análise do feedback ou a identificação de detalhes relevantes na formulação de conceitos para serem utilizados na tomada de decisão.

EVOCAÇÃO TARDIA

A habilidade de lembrar através de reconhecimento ou de evocação números, letras, símbolos, palavras, frases, estórias, sequências visuais ou imagens; depois de realizar exercícios mentais que podem interferir ou competir com a informação especifica apresentada.

ATENÇÃO DIVIDIDA

Capacidade de prestar atenção, processar, e responder apropriadamente a 2 ou mais tipos de estímulos sensoriais (visuais e auditivos geralmente) que ocorrem simultaneamente ou muito próximos um do outro (em relação ao tempo).

CONTROLE MOTOR FINO

Habilidade de controlar movimentos motores finos apuradamente e de evitar respostas errôneas.

VELOCIDADE MOTORA FINA

O tempo necessário para desempenhar uma resposta motora simples independente da velocidade de processamento central.

CONCENTRAÇÃO DA ATENÇÃO

Habilidade de reconhecer e de responder a estímulos relevantes específicos.

ATENÇÃO GERAL

Habilidade de focalizar, sustentar e manter seletivamente os estímulos relevantes e de apresentar respostas corretas.

MEMÓRIA IMEDIATA

Habilidade de reconhecer ou de evocar estímulos imediatamente. (30 segundos após a apresentação do estímulo)

INIBIÇÃO DE RESPOSTAS

A capacidade de compreender e de manter a regra na memória de trabalho que define uma resposta correta, e de usar esta regra para evitar a reação automática aos estímulos incorretos.


ATENÇÃO SELETIVA

A capacidade de continuar a apresentar uma resposta correta durante uma tarefa quando estímulos competitivos ou distratores estão sendo apresentados.

ATENÇÃO SUSTENTADA

A capacidade de manter respostas consistentes e acuradas durante uma atividade contínua e repetitiva.

CLASSIFICAÇÃO VISUO-ESPACIAL

A habilidade de discriminar aspectos relevantes, contar e agrupar objetos baseados num conceito ou numa regra.

SEQÜENCIAÇÃO VISUO-ESPACIAL

A habilidade de discriminar e discernir apuradamente a ordem sequencial ou relacional de objetos visuais baseada num conceito ou numa regra.

PERCEPÇÃO VISUAL

A habilidade de discriminar apuradamente e de responder apropriadamente a objetos visuais específicos.

VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO VISUAL

O tempo necessário para perceber estímulos visuais relevantes, codificar e interpretá-los e então apresentar uma resposta apropriada.

RASTREAMENTO VISUAL

A habilidade de discriminar apuradamente e de responder apropriadamente a objetos visuais que aparecem sem uma pista ou aparecem aleatoriamente ao longo do tempo dentro do campo visual.

TRILHA VISUAL

A habilidade de seguir uma pista visual continua, discriminar apuradamente e de responder apropriadamente a objetos visuais que se movem constantemente dentro do campo visual.

MEMÓRIA DE TRABALHO

(ou MEMÓRIA OPERACIONAL)

A habilidade de codificar e de manter a informação perceptual enquanto ela está sendo processada; e a capacidade de lembrar e de aplicar regras procedurais relevantes com o objetivo de responder apuradamente.



Informações sobre Academia de Mente?


   O treino cognitivo computadorizado deve ser realizado com no mínimo de 20 sessões de duas horas semanais, para que a pessoas consigam generalizar os resultados e perceber os seus benefícios no dia a dia.  
  A sessão é individual e conduzida pela terapeuta ocupacional.

 Ficou interessado? Agende uma aula experimental!

 Consulte valores e formas de pagamentos.




Angélica de O. Mareze Loth
Liliana Beatriz Etchatz Fenili
Lindamir Ruon Maestri
Maria Gabriela Ramos Ferreira

Terapeuta Ocupacional
CREFITO10/14482-TO

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 10/3137-TO

Psicopedagoga
Neuropsicopedagoga
​​​​​​​Reg.N°524/93

Psicóloga especialista em Neuropsicologia
​​​​​​​ CRP 12/01510 - CRP PJ 12/0333