Psicologia

O que é?

Estudo do comportamento e dos processos mentais

Ciência que estuda os aspectos funcionais e físicos relativos à psique. Psicologia é uma profissão, disciplina acadêmica e ciência que trata da mente, do estudo e análise de seus processos e comportamento de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações.

O profissional psicólogo estudou os transtornos, as psicopatologias e os comportamentos que podem levar a prejuízos cotidianos em diversas áreas da vida, por isso, se diz que não necessariamente o paciente precisa já ter desenvolvido os transtornos ou até psicopatologias mais graves para procurar um psicólogo que atua na perspectiva da teoria psicanalítica.

A perspectiva da teoria psicanalítica é uma das medidas preventivas, dentre as indicações uma alternativa comum, para aplicar com pessoas que desejam compreender suas experiências pessoais e compreender seus sentimentos em relação ao que vivem.

Psicoterapia

Quando procurar ajuda?

Quando sentir que os seus sentimentos e comportamentos estão influenciando de maneira indesejada e que você e as pessoas a sua volta sintam prejuízos ou tristezas. Ou interfiram no modo como pensa, age e nas tomadas de decisões ou sentimentos e relacionamentos individuais ou grupais nos diversos espaços do universo do sujeito.

Finalmente quando os comportamentos interferirem nos resultados de situações de: concentração, memória, linguagem, ou no caso dos adultos no trabalho, autoestima, autoconfiança, e produções pessoais e coletivas.

Diagnóstico

Quais os comportamentos psicológicos que influenciam no desenvolvimento humano de uma criança, adolescente e adulto?

Na linguagem médica esses comportamentos estão descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Médicos - DSM- V (Artmed) de forma técnica, mas segue abaixo alguns mais frequentes.

- Comportamentos infantilizados; Síndrome de Peter Pan e outros;
- Comportamento de Agressividade: Transtorno Impulsivo, Opositor e outros;
- Comportamentos desatentos ou Transtorno de Desatenção – TDA;
- Comportamentos impulsivos: Transtorno por Desatenção e Hiperatividade - TDAH;
 - Transtornos do Espectro Autista - TEA, classificados em níveis dependendo do tipo e com ou sem Estereotipias e outras comorbidades.

Atendimento

como funciona?

Sessões individuais ou em grupo, de 40 a 50 minutos.

Por meio da palavra (associação livre) do paciente, o psicoterapeuta pontua perguntas para o paciente responder e assim contribuir com o paciente para ele levar suas questões e perceber de modo mais consciente o que lhe traz desconfortos e sofrimentos e o que contribui para atingir seus objetivos, o paciente precisa estar numa transferência (estar interessado e gostar de estar ali) com o psicoterapeuta e vice e versa, para que haja essa possibilidade terapêutica. 

Nossos profissionais

Psicólogos

Silmara dos Santos da Cunha

Psicóloga

Perfil Curricular

Silmara dos Santos da Cunha

Psicóloga

Perfil Curricular

Vamos agendar uma consulta?

Ajudamos você a viver melhor

Agendar consulta

via WhatsApp