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Ergonomia

ERGONOMIA

• A altura da pia ou da tábua de passar roupas deve ser suficiente para não deixar o corpo curvado ou os braços muito levantados, o corpo deve ficar ereto, mas não rígido. A dica é colocar um dos pés ligeiramente na frente do outro e flexionar a outra perna levemente, garantindo um descanso para as costas.

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Postura Computador 


• Mantenha a cadeira próxima à mesa para que as costas fiquem retas e apoiadas no encosto. Preste atenção à altura da cadeira para que a mesa fique a uma altura em que o cotovelo forme um ângulo próximo a 90 graus e os ombros fiquem relaxados.

• O
s pés devem estar apoiados no chão ou em um apoio apropriado, para que a perna forme um ângulo próximo de 90 graus.

O teclado deve ficar à frente, próximo do corpo e posicionado sem inclinação. 

O mouse também o mais próximo possível do corpo.

O antebraço deve estar apoiado.

​​​​​​​A parte mais alta do monitor deve estar à altura dos olhos.

Ao abaixar


• O erro mais comum entre as pessoas é se curvar para abaixar. Parece mais fácil, mas com tempo esse hábito pode causar sérias lesões na coluna. O correto é apoiar ou flexionar os joelhos no chão para então abaixar.
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Pegar algo no chão


• Para pegar algo no chão, principalmente se for pesado, é preciso cuidado redobrado para não sobrecarregar a coluna. A melhor maneira é flexionar os joelhos para dividir entre as pernas o peso do corpo e da carga.

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Carregar sacolas 

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• Ao carregar sacolas, divida sempre o peso em duas partes, carregando um pouco em cada mão. Se possível, traga o peso contra o seu peito. São formas de manter sua coluna balanceada.

 Subir escadas

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• Mantenha-se ereto e coloque o peso do corpo na perna de trás, evitando curvar muito as costas. Sempre que possível, utilize o corrimão.

 Lavar louça e passar roupas

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Varrer a casa

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• Não curve as costas, se mantenha ereto e, sempre que necessário, flexione levemente os joelhos. Uma mão sempre deve estar segurando a extremidade do cabo e a outra vai à altura um pouco acima da cintura. Invista em uma vassoura com um cabo que tenha altura acima do seu ombro.

Dormir e Travesseiro

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• Dormir: Evite dormir de barriga para baixo, ao dormir de barriga para cima, coloque travesseiros embaixo dos joelhos. O ideal é dormir de lado, podendo colocar um travesseiro entre os joelhos. Ao levantar, mantenha o abdomen contraído, vire de lado, apoie nos braços, levando as pernas para fora da cama. 

• Escolhendo o travesseiro: É importante escolher um produto adequado à altura do ombro, que não fique muito alto ou muito baixo. 



  A postura não significa apenas como o individuo deve se sentar, andar ou permanecer, mas sim a maneira correta como realizar os movimentos, como trabalhar, ver televisão, sentar-se à mesa de jantar, levantar pesos, se agachar, lavar roupa, enfim é preciso cuidar dos movimentos feitos que envolvam um maior esforço da coluna vertebral porque é ela quem dá a sustentação ao corpo e quando os movimentos feitos não são corretos poderão gerar problemas. Existem várias maneiras de corrigir a postura, lembrando que quanto antes, melhor serão os resultados. Pesquisas apontam que o treinamento sistemático do cérebro pode ajudar a melhorar as funções cerebrais! 

Thelma Cristina Fernandes Monteiro

Fisioterapeuta
CREFITO 10/11041-F

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